2010-01-25

Cada gota no oceano..é valiosa


UM DE CADA VEZ

"Um dos nossos amigos estava a caminhar ao pôr-do-sol numa praia deserta mexicana. À medida que caminhava, começou a avistar outro homem à distância. Ao aproximar-se do nativo notou que ele se inclinava, apanhando algo e o atirando para a água.
Ao aproximar-se mais, o nosso amigo notou que o homem estava a apanhar estrelas-do-mar que tinham sido arrastadas para a praia e, lançava uma de cada vez, novamente para a água.
O nosso amigo ficou intrigado. Aproximou-se do homem e disse:
- Boa tarde, amigo. Estava a tentar adivinhar o que está a fazer.
- Estou a devolver estas estrelas-do-mar ao oceano. Sabe, a maré está baixa e todas estas estrelas-do-mar foram trazidas para a praia. Se eu não as lançar de volta ao mar, morrerão por falta de oxigénio.
- Entendo – respondeu o meu amigo – mas deve haver milhares de estrelas-do-mar nesta praia. Provavelmente não será capaz de apanhá-las todas. É que são muitas, simplesmente. Percebe que provavelmente isso está a acontecer em centenas de praias acima e abaixo desta costa? Vê que não fará diferença alguma?
O nativo sorriu, curvou-se, apanhou uma outra estrela-do--mar e, ao arremessá-la de volta ao mar, replicou:
- Fez diferença para aquela… "
in: Canja de Galinha para a Alma

2 comentários:

Lobo Urbano disse...

Todos podemos fazer a diferença por muito pequeno o gesto nos possa parecer.
Bjs Uivantes

Guidinha Pinto disse...

Como eu gostei de a visitar :). As estrelas do mar que eu encontrei mortas, estavam dentro de água. Devem ter dado à costa durante a noite com a maré vaza. Não houve mão humana a mandá-las de volta ao seu ambiente e por lá ficaram, a servir de manjar aos caranguejos. Tive muita pena delas.
«Eu fiz o meu melhor, não foi muito» escreveu Leonard Cohen. Tudo na vida se resume a isto mesmo: fazer qualquer coisa em prol de.
Beijo.