GREVE...
GREVE...
GREVE!
Eu hoje aderi à Greve!
Após 10 anos de trabalho arduo...desisti!
Desiti de dar mais hipóteses ao Estado português, em especial ao ministério da Educação para mudar...para melhor...de o nosso sistema de ensino evoluir, progredir!!!!!
Mas que raio, agora virámos caranguejos??????????????????????????
Voltámos ao sistema antes 25 de Abril de 74???????????????????
(comer e calar)
CHEGA!!!
Fiz a minha 1ª greve há 10 anos atrás...e daí para cá...a menima Pink foi 1 funcionária exemplar! Faltas? Quase nenhumas (umas 3 ou 4 por doença, algumas por ser trabalhadora-estudante, outras para ir a acções de formação e 2 por ir a reuniões sindicais) o que em 10 anos é muito pouco!
O que recebo em troca?!?!?!?
-Congelam por uns anos os aumentos (aceitei, pois todos precisamos de contribuir para as melhorias do país);
- Dizem-nos que trabalhamos muito pouco...somos os funcionários do estado mais beneficiados (pois...mas das horas extra ninguém fala);
- Dão total, ou quase total poder aos encarregados de educação para nos chantagear (tipo:ou passa o meu filho, ou queixo-me de si! E sabe q eles vão dar sempre razão aos alunos...), para nos agredir verbalmente, fisicamente...ou simplesmente tortura psicológica para os docentes colocarem atestado, desistir do lugar ou endoidecerem... (conheço malguns casos, infelizmente);
- Congelaram...a progressão na carreira: dizem q era uma progressão directa. Ai sim??? Então para que serviram os relatórios que fazíamos? E as acções de formação? Eram mera formalidade? (para isso era só entregarmos os créditos das acções e uma dúzia de folhas em branco e...já está! O que fazem os funcionários do ME encarregues da avaliação? Pegavam nos relatórios e...zás... para o lixo?! (bem agora é...zás...para o papelão!).
- Pior...agora os ditos escalões diminuiram...e para se conseguir progredir...
Bem, não queria ser muito dramática, mas acho que é agora que vamos todos ter que dar muita graxa aos Executivos...trabalhar q nem escravos (ou fingir nos papéis q o fazemos!) e mesmo assim...conseguir 1 avaliação de Bom...fica complicado pois só 1 pequena percentagem o pode receber (Tipo Big Brother do Prof: onde todos se matam p o prémio final!!! Only one!!!).
Já agora srs. Políticos:
Quando eu estudava...disseram-me q o curso seria de 3 anos e aí recebia o diploma de prof. Tudo por meios legais...
E depois é q foram elas...passados 3 anos aparece a reforma educacional e dizem q o curso passaria para 4 anos e teriam assim licenciatura...
E eu a trabalhar há já uns anitos vejo-me ultrapassada por elas...ya...mudanças...
Pior...elas por estudarem só mais 1 ano têm 1 ordenado muiiiito superior!
E eu ao ouvir o ano passado, falarem em mudanças pensei: Agora vamos ficar em pé de igualdade.
MAS QUAL QUÊ!!!
Agora em muitos cursos bastam 3 anos p se ter licenciatura!!!
Mas q MERD... vem a ser esta?????????????????
No meu tempo fiquei atrás das licenciadas...agora em mts cursos voltam a ser por 3 anos...e sou n mesma ultrapassada!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
E QUEREM QUE OS PROFS TENHAM VONTADE DE TRABALHAR COM TODOS ESTES INCENTIVOS??????????????
SIM À GREVE!!!
A minha paciência tem limites!!!
Continuo a fazer o q mais gosto: dar aulas aos pequenitos...mas com tudo isto, não sei se conseguirei ser espezinhada até aos 65 anos!!!
Mas por agora, o meu apego à profissão é em pleno: as crianças merecem-no. Tenho amigos de palmo e meio, q são mesmo Amigos (quem pode ser mais sincero q as crianças?).
Para eles vai toda a minha paciência, atenção e dedicação. Agora para o meu patrão:Nenhuma!!!
Para os ex-meus Pimpolhos 1 grande abraço quentinho.
Para os meus Periquitos vão muitos miminhos...(já q sou das poucas pessoas q vos mima).
Desabafos...pois sim...e bem cinzentos!
Por hoje da Pink prof.