2007-08-08

A beleza das Levadas 2


Isto é um carreiro por onde se passava...bem estreito.

À direita...a levada com água...

À esquerda o precepício...
Por sorte havia na maior parte do percurso barreiras em arame que nos protegiam da queda.

(e eu com vertigens!...)


Dentro de um dos túneis...vi este "buraco" com um formato bem bonito!
(nos túneis, tínhamos de andar c lanternas. Houve 1 que atravessei que tem 1km de comprimento!)




Aconselho a quem for à Madeira fazer pelo menos 1 levada! É aí que se aprecia a paisagem madeirense e se conhece as plantas endémicas (isto se formos com 1 guia)



O sr.Emanuel, o nosso guia em duas das levadas que fizémos.

Ele além de ser um bom guia, gosta do que faz.

Graças a ele, pude aprecia as relíquias da flora madeirense.

Agradeço-lhe a paciência que teve aqui com esta "cubana", e quando eu lá voltar (daqui a 2 ou 3 anos), farei de tudo para ser ele o nosso guia de novo!

6 comentários:

carteiro disse...

Bem, tudo isto é lindíssimo! E eu que nunca fui a esses lados...
Engraçado como há paraísos tão perto de nós.
Decerto que um carteiro gostaria de apreciar tais paisagens :)

Pink disse...

Olá sr. carteiro,
Vai lá!!!
Eu espero regressar daqui a 2 ou 3 Verões (já q é só nesta altura q o Estado nos concede férias, o q se torna mais dispendioso: época alta...) e fazer de novo 2 ou 3 Levadas. Há muitas! É só escolher...
Mas aconselho com guia. Sai caro, mas é mais seguro.
Bom trabalho aí pela terra das túlipas!
Até!

PAH, nã sei! disse...

Xiiiii !!! :) como me lembro de andar por esses caminhos estreitos (e tenho vertigens em cima de uma cadeira ;)
Mas aqui a Pah fez-se ao caminho sem guia! Escusado será dizer... que teve uns valentes sustos!

nem guias nem pedir informações! aquilo foi alugar um pópó e fazer-me ao caminho :)

o pior aconteceu no "Curral das Freiras"... a Pah começa a subir a encosta da cratera... humm... cerca de 35 graus à sombra... quando chego a meio desatei a chorar pois não sabia se voltar a descer, se continuar a subir! Passadas cerca de 3 horas (sob aquele Sol...) e eis-me a chegar cá acima triunfante! Entro na loja de "lembranças" e, estúpida, pergunto se é normal a subida custar tanto... a resposta marcou-me para a vida! Com aquele belo sotaque eis que ouço: ó menina! mas não se deve subir! mas sim descer!!

Nunca mais fiz nada sem perguntar antes!! :)))

Pink disse...

Pobre Pá...
Eu fui ao Curral mas de autocarro! Mesmo assim tive medo,mt curvas e o motorista sempre a acelerar!...
Por sorte, tinha tomado o comprimido do enjoo.
Sei q andar por certos trilhos é mt perigoso, as minhas primas já m tinham avisado...daí gastar dinheiro em guias...mas valeu a pena.
Mas sei q sempre q lá for, 1 cx de vomidines vai comigo!
(fartei-m de rir c a tua aventura!)
Até!

Su disse...

gostei de saber..........mas não precisas de tanto tempo para voltar...:) jocas maradas

gr_ursinho disse...

Oi Pink!!!! belas fotos!!!
Madeira é fabulosa! desta vez não fiz grandes caminhadas. Tive pena, pois é aí que está a beleza desta fantástica ilha!!! já tive oportunidade de por la calcorrear Rabaçal, 25 fontes,Paul da Serra, Pico Ruivo, Curral das Feiras (ONDE TRABALHEI DURANTE UM ANO) e fiz esse percurso a ate Eira do Serrado,a subir e a descer... e outros... Deixo aqui um desafio: Pink vai aos Açores ( superior à Madeira) um inconveniente: pode chover mas as lagoas são d outro Mundo, algo único neste pobre país.