2007-07-08

Amnistia Internacional

Ontem estive pela 3ª vez a trabalhar no stand da Amnistia Internacional, na feira de S.Pedro, em Torres Vedras.
Parabéns a mim!!! Que após meses de voluntariado, tornei-me membro oficial da Associação.
Não estava com muita vontade de ir, ando muito cansada e só me apetecia tirar umas horas, só p mim, ser 1 pouco egoísta por umas horitas...
Mas...acabei por ir e fez-me bem!
Distraí-me com as colegas, e também com os bichinhos da liga protectora dos animais. Os animais transmitem boas energias...e uma paz...
Além de conseguir vender algumas rifas, t-shirts, carteiras a quem por ali passava e rever gente que não via há muito...
Fez-me esquecer um pouco os problemas, e partilhar com os outros as actividades d Amnistia, a Declaração dos Direitos Humanos e as 3 petições que de momento temos em mãos.
Eis se não quando...
Chega-se ao nosso stand 1 senhor...
...é natural, as pessoas querem saber o que é isso da Amnistia...
Mas quando lhe pergunto se quer assinar as nossas petições ou comprar qualquer coisa...
Faz-me sinal que não fala...
ELE ERA SURDO-MUDO!!!
E agora? Como comunicar com ele se não sei linguagem gestual?!
Senti-me tão impotente...
Mas afinal conversámos e muito!
Fi-lo ler os documentos sobre o que é a Amnistia e vai ele...pede algo para escrever:
“Mas sei que há mais discriminação para os surdos em Portugal que noutros países”
Pois...
Dissémos que ele tinha razão...e por meio da escrita ele contou-nos a sua situação e nós lá o aconselhámos como devia ele resolver o embroglio em que ele estava metido.
Percebi!
Percebi como há gente muito, muito pior que nós...
Ele que só por simples problema de comunicação...não consegue que os outros o entendam!!!
Sim, porque ele sabe linguagem gestual!
Eu é que não...e tive pena!
Deve ser angustiante não conseguir que nos entendam...que nos virem as costas só porque comunicamos de modo diferente!
É...a melancolia desapareceu depois de ter falado c ele.
Hoje já estou um pouco mais rosa...ainda que meio ténue...mas rosa (até na roupa!).
Pink...pink...pink!
(ouvindo "One"dos U2)

Um comentário:

carteiro disse...

Parabéns!!
Em primeiro lugar por seres membro oficial da Associação.
Depois também tenho de felicitar o gesto e a partilha deste desabafo, que perante a seriedade do que trata transmite boas energias.
Desejo-te uma semana muito PINK e cheia dessas boas energias.