2008-03-03

...pois, beleza...



- Cativa-me...

Um comentário:

Anônimo disse...

(...)

”Foi então que apareceu a raposa.

- Olá, bom dia! - Disse a raposa.

- Olá, bom dia! - Respondeu delicadamente o principezinho que se voltou mas não viu ninguém.

- Estou aqui – disse a voz – debaixo da macieira.

- Quem és tu? - Perguntou o principezinho. - És bem bonita...

– Sou uma raposa – disse a raposa.



(...)

– Anda brincar comigo – pediu-lhe o principezinho. - Estou triste...

– Não posso ir brincar contigo – disse a raposa. – Ainda ninguém me cativou...



(...)

– «Cativar» quer dizer o quê? – Perguntou o principezinho?

– É a única coisa que toda a gente se esqueceu – disse a raposa. - Quer dizer criar laços…

– «Criar Laços»?



- Sim, laços – disse a raposa. - Ora vê: por enquanto, tu não és para mim senão um rapazinho perfeitamente igual a cem mil outros rapazinhos. E eu não preciso de ti. E tu também não precisas de mim. Por enquanto, eu não sou para ti senão uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas, se tu me cativares, passamos a precisar um do outro. Passas a ser único no mundo para mim. E eu também passo a ser única no mundo para ti...



(...)

– Tenho uma vida terrivelmente monótona. Eu, caço galinhas e os homens, caçam-me a mim. As galinhas são todas iguais umas com outras e os homens são todos parecidos uns com os outros. Por isso, às vezes, aborreço-me muito. Mas, se tu me cativares, a minha vida fica cheia de sol. Fico a conhecer uns passos diferentes de todos os outros passos. Os outros passos fazem-me fugir para debaixo da terra. Os teus hão-de chamar-me para fora da toca, como uma música. E depois, repara! Estás a ver aqueles campos de trigo ali adiante? Eu não como pão e, por isso, o trigo não me serve de nada. Os campos de trigo não me fazem lembrar de nada. E é uma triste coisa! Mas os teus cabelos são da cor do ouro. Então, quando tu me tiveres cativado, vai ser maravilhoso!

O trigo é dourado, e há-de fazer-me sempre lembrar de ti. E hei-de gostar do barulho do vento a bater no trigo...

A raposa calou-se e ficou a olhar para o principezinho. durante muito tempo.

- Por favor...cativa-me! - Acabou finalmente por pedir.

-Eu bem gostava – respondeu o principezinho –, mas não tenho muito tempo. Tenho amigos para descobrir e muitas coisas para compreender.

- Só compreendemos o que cativamos – disse a raposa. – Os homens deixaram de ter tempo para compreender o que quer que seja. Compram as coisas já prontas nas lojas. Contudo não há nenhuma loja onde possa comprar-se amizade e, portanto, os homens deixaram de ter amigos. Se queres um amigo, cativa-me…



- E tenho de fazer o quê? - Perguntou o principezinho.

- Tens de ter muita paciência – respondeu a raposa. - Primeiro, sentas-te longe de mim…assim…na relva. Eu olho para ti pelo canto do olho e tu não me dizes nada. As palavras são uma fonte de mal-entendidos. Mas podes sentar-te cada dia um bocadinho mais perto...

O principezinho voltou no dia seguinte.



(...)

Foi assim que o principezinho cativou a raposa. Mas quando chegou a hora da despedida:

- Ai! - Exclamou a raposa – ai que me vou pôr a chorar...

– A culpa é tua – disse o principezinho.- Eu não te desejava mal nenhum, mas tu quiseste que eu te cativa-se…

- Pois quis - disse a raposa.

- Mas agora vais-te pôr a chorar! - Disse o principezinho.

- Pois vou – disse a raposa.

- Então não ganhaste nada com isso!

– Ai isso é que ganhei! - Disse a raposa. - Por causa da cor do trigo... – E em seguida acrescentou:

-Anda, vai ver as rosas outra vez. Vais compreender que a tua é única no mundo. Quando vieres ter comigo, dou-te um presente de despedida: conto-te um segredo.



O principezinho afastou-se e foi ver as rosas outra vez.

-Voçês não são nada parecidas com a minha rosa – disse-lhes ele.

- Vocês não são nada. Ninguém vos cativou e vocês não cativaram ninguém. São como a minha raposa era quando a conheci. Ela era apenas uma raposa igual a outras cem mil raposas. Mas eu tornei-a minha amiga e ela passou a ser única no mundo.

E as rosas ficaram bastante arreliadas.



-Vocês são bonitas, mas vazias – insistiu o principezinho. – Não se pode morrer por vocês. É claro que para um transeunte qualquer, a minha rosa é igual a vocês. Mas sozinha, é muito mais importante do que vocês todas juntas. Porque foi ela que eu reguei; porque foi ela que eu protegi com o biombo. Porque foi por ela que eu matei as lagartas. Porque foi a ela que eu ouvi queixar-se, gabar-se e até, às vezes calar-se. Porque ela é a minha rosa.



E depois voltou para o pé da raposa e despediu-se:

- Adeus...

– Adeus – disse a raposa. E agora vou contar-te o tal segredo. É um segredo muito simples: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos...

– O essencial é invisível para os olhos – repetiu o principezinho, para nunca mais se esquecer.

– Foi o tempo que tu perdeste com a tua rosa que tornou a tua rosa tão importante.

– Foi o tempo que eu perdi com a minha rosa... – repetiu o principezinho, para nunca mais se esquecer.

– Os homens já se esqueceram desta verdade - disse a raposa. - Mas tu não te deves esquecer dela. Ficas responsável para todo o sempre por aquilo que cativaste.

Tu és responsável pela tua rosa (...)’’

(O Principezinho - Antoine de Saint-Exupéry)

E acrescento eu que a Beleza pode bem estar no coração do observador.

Fica bem. Beijinhos
;)